terça-feira, 29 de março de 2016

Introdução à Midiologia - por Leonardo Souza


A midiologia é aquela que transmite, estabelecendo uma correlação entre os símbolos e sistemas de organização nas sociedades, ou melhor sistemas técnicos que servem de ponto de equilíbrio aos sistemas sociais. O midiólogo é aquele que deseja compreender como uma ruptura nos métodos de transmissão e de transporte suscita uma mutação nas mentalidades e comportamentos, e como uma tradição cultural suscita, assimila ou modifica essa inovação, o midiologo portanto estuda a união entre uma doutrina, uma forma de organização coletiva, e um sistema técnico de comunicação.

O principal conceito dentro da Midiologia é o de transmissão, entendendo- se por este tudo aquilo que transporta uma informação através do tempo, a comunicação por sua vez é o oposto, é tudo aquilo que transporta uma informação no espaço, no interior de uma mesma esfera.  As diferenças entre transmitir e comunicar seriam: a transmissão tem um horizonte histórico, visa a relação de um outrora com um agora, a continuidade e a cultura, e a comunicação tem um horizonte sociológico, visa a relação de um aqui com alhures, a conexão, a sociedade.

Acredito que a reflexão sobre as midiologia pode muito contribuir para um estudo sobre novas tecnologias da informação e comunicação. Fica evidente que a preocupação da Midiologia é colocar em relação ao universo técnico um universo mítico, portanto seu interesse é descobrir o que fez com um determinado discurso/ideia sobrevivesse através do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário