terça-feira, 29 de março de 2016

Semiótica, como Teoria da representação e o campo da Comunicação. - por Leonardo Souza



Uma área de conhecimento só pode ser conhecida como ela é, quando possui uma ideia sobre ela mesma, ou seja o campo comunicacional ele só se torna claro quando é definido seu estatuto, olhado para ele mesmo e descobrindo o que ele é e para que ele existe.
A semiótica, considerada por muitos como uma disciplina autônoma, um saber passível na comunicação, mas nunca um sinônimo para a área de comunicação. A relação entre comunicação e semiótica sempre gerou um pouco de polemica aqui no Brasil. Segundo Pierce a semiótica constitui um ramo da filosofia enquanto que para Suassure seria um ramo da Psicologia, Julia  Kristeva, por sua vez vê como ciência da significações.

É possível identificar que muitos eventos que, ultimamente vêm gerando indeterminações no campo vieram da esfera da comunicação através de meios eletrônicos e digitais ao articularem ao verbal de forma cada vez mais rápida e crescente em imagens e sons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário